Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

COMANDANTE E DIRETOR DE ENSINO DO CMB

 

 

O Coronel Thales Mota de Alencar nasceu em 04 de julho de 1975, em Fortaleza, Ceará. É filho do Coronel da Polícia Militar do Ceará José Evaldo de Alencar Santos e de Walfredina Mota de Alencar.

Incorporou às fileiras do Exército em 15 de fevereiro de 1992, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Foi declarado aspirante a oficial do Quadro de Material Bélico em 1996, pela Academia Militar das Agulhas Negras. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2004 e concluiu a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2013. Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2020.

Como cadete participou de intercâmbio mundial de cadetes na Academia Militar de West Point do Exército dos Estados Unidos da América.

Como oficial subalterno e intermediário foi tripulante da 11ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola Brasil, comandante de pelotão e subunidade do 17º Batalhão Logístico, do 20º Batalhão Logístico Paraquedista e do 8º Depósito de Suprimento, além de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, Observador Militar das Nações Unidas no Sudão e Comandante da 13ª Companhia Depósito de Armamento e Munição, em Itaara, Rio Grande do Sul.

Como oficial superior comandou o 16º Batalhão Logístico, em Brasília, Distrito Federal, foi Comandante do Curso de Material Bélico da Academia Militar das Agulhas Negras, bem como Adjunto da Assessoria 1 do Gabinete do Comandante do Exército e integrante do Centro de Coordenação de Operações Logísticas do Comando Logístico.

Foi ainda aluno dos cursos de Segurança Europeia e de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas da Alemanha, além de estagiário na 1ª Brigada Paraquedista do Exército Alemão.

Realizou Pós-doutorado na área de Defesa e Segurança e cursou o Mestrado em Ciências de Defesa e Segurança Interamericana, no Colégio Interamericano de Defesa, em Washington, DC, Estados da Unidos da América, onde estava servindo ao ser nomeado para o comando do Colégio Militar de Brasília.

Além dos cursos e estágios já citados, destacam-se: Básico de Montanhismo, guia de cordada; Básico Paraquedista; Mestre de Salto; Salto Livre; Operações na Selva, categoria B; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrado em Operações Militares, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Doutorado em Ciências Militares, pelo Instituto Meira Mattos da ECEME; e credenciamento linguístico nos idiomas inglês, espanhol, francês, italiano, russo e alemão.

Dentre as principais condecorações recebidas, destacam-se: Ordem do Mérito da Defesa; Ordem do Mérito Militar; Medalha Militar de Ouro; Medalha do Pacificador; Medalha da Vitória; Medalha Marechal Hermes; Medalha Marechal Osório, “o Legendário”; Medalha Corpo de Tropa; Medalha do Serviço Amazônico; Medalha Marechal Trompowsky; Distintivo de Comando Dourado; Distintivo de Comando Prateado; Medalha das Nações Unidas da Missão de Paz no Sudão; Medalha de Ouro de Proficiência na Tropa das Forças Armadas Alemãs; Medalha da Comenda do Serviço Conjunto dos Estados Unidos da América, Medalha de Serviço Meritório do Colégio Interamericano de Defesa e Distintivo de Paraquedista dos Exércitos da Alemanha e dos Estados Unidos.

O Coronel Thales é casado com a Major Médica Alessandra Moroni e possui duas filhas: Thalita e Giovanna, ambas alunas do Colégio Militar de Brasília.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página