Alunos do CMB selecionados para atividade imersiva de Matemática
Natal (RN) – No período de 24 e 27 de julho de 2023, a 8ª edição do “Encontro do Hotel de Hilbert”, reúne 160 (cento e sessenta) estudantes de todo o Brasil para uma imersão no mundo da matemática. Os participantes foram selecionados pelo desempenho acadêmico obtido no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC JR), destinado aos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Esta estimulante atividade foi desenvolvida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e abrange estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio.
No âmbito do Distrito Federal, foram selecionados os alunos Maria Eduarda Fernandes José e Arthur Antunes Petuba, ambos do 9º Ano, e a Aluna Gabriela Mendes de Melo, do 8º Ano, todos integrantes do Colégio Militar de Brasília (CMB)
Os medalhistas de escolas públicas que participam do programa recebem uma bolsa mensal e todas as despesas para o encontro (transporte, alimentação e estadia) são custeadas pela OBMEP. O evento objetiva ampliar o conhecimento científico dos participantes e prepará-los para um futuro desempenho profissional e acadêmico, sendo promovida a participação em gincanas, aulas e palestras nas quais são desafiados a resolver o chamado problema do dia. As melhores soluções são apresentadas aos demais colegas e professores.
O paradoxo do Infinito - Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos e sempre ocupados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado. Na “linguagem matemática”, pode-se dizer que o hóspede do quarto “n” muda para o quarto “n+1” e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo (que também dá nome ao encontro) expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas disponíveis.
Fonte: Seção de Comunicação Social / CMB
Redes Sociais