Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos > Lousa Digital
Início do conteúdo da página
Acessos: 740

 

Apresentação de Novas Tecnologias de Ensino para o CMB

 

Brasília (DF) - No dia 24 de maio, no contexto do Projeto CMB Conectado, o Colégio Militar de Brasília (CMB) assistiu a demonstração de uma Super LOUSA DIGITAL, cuja tecnologia é totalmente nacional e tem se mostrado viável aos estabelecimentos de ensino da rede básica de educação.

A demonstração incluiu a capacitação de docentes e a instalação de 8 (oito) lousas, que foram cedidas em caráter experimental até que os procedimentos licitatórios para eventual aquisição sejam finalizados.

O Comandante e Diretor de Ensino do CMB participou do evento juntamente com o Chefe do Escritório de Projetos e cerca de cinquenta e cinco Docentes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do CMB. Durante a demonstração foi possível verificar a flexibilidade e a robustez da tecnologia com destaque para a facilidade e funcionalidade do seu uso, servindo de motivação aos Professores e, por conseguinte, aos Alunos que tenham a possibilidade de assistir aulas com o aporte dessa ferramenta.

A LOUSA DIGITAL constitui uma película binária afixada da mesma forma que um quadro branco. Com a ajuda de um Projetor comum conectado por um aplicativo específico, projeta imagens, texto e vídeo, funcionando como um DISPLAY de computador. O interessante é que a “tela” permite que se use uma caneta ótica como um "mouse" comum. A tela possibilita - e talvez seja a sua melhor funcionalidade - acessar conteúdo da internet em tempo real, possibilitando a reprodução nos dispositivos dos alunos ou a gravação da aula no AVA para estudo em casa.

O Coronel Thales Mota de Alencar, Comandante do CMB, destacou a necessidade de avançarmos no emprego das novas tecnologias no ensino, conforme prevê o Projeto Pedagógico do SCMB e está em planejamento no Projeto CMB Conctado, pois permitirão aos Professores otimizar o tempo em sala de aula e dinamizar o processo ensino-aprendizagem dos Alunos do CMB.

Fonte: Seção de Comunicação Social / CMB 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página