Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos > Abertura dos portões da EsPCEx
Início do conteúdo da página
Acessos: 1067

EX-ALUNO DO CMB FOI O "CLAVICULÁRIO" NA FORMATURA DA EsPCEx

 

Em Campinas (SP), no dia 19 de fevereiro, ocorreu a entrada solene dos Novos Alunos pelo Portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Tradicionalmente, o Aluno mais novo dentre os que incorporam, chamado de “claviculário”, é o responsável por abrir os portões da EsPCEx, juntamente com o Comandante da Escola. Desta vez, foi o Aluno Felipe Oliveira de Alencar, de 17 anos, ex-aluno do Colégio Militar de Brasília (CMB). Felipe Alencar ingressou no CMB em 2016, no 7º Ano do Ensino Fundamental e concluiu o 3º Ano do Ensino Médio, em 2021. Além disso, foi integrante da Legião de Honra do Colégio, destinada aos alunos que se sobressaem nos atributos de camaradagem, disciplina, lealdade, comprometimento e respeito aos superiores.

Sistema Colégio Militar
Agora, aluno F Alencar da EsPCEx, ressalta que teve o privilégio de ser o claviculário e abrir os portões para o ingresso dos novos alunos. “Me sinto honrado em fazer parte desta instituição tão valorosa do Exército Brasileiro e feliz em ter logrado êxito em um dos concursos mais concorridos do país”, aponta.
Para ele, os anos que passou no CMB foram fundamentais para a evolução dos seus estudos e sua aprovação na EsPCEx. “Agradeço ao Sistema Colégio Militar do Brasil, em especial ao Colégio Militar de Brasília, por terem me oferecido um ensino de qualidade, disciplina e toda estrutura necessária para minha aprovação”, afirmou.
Ele, igualmente aos demais Alunos, alguns ainda em trajes civis ou com uniformes militares e dos Colégios Militares de origem, entraram na Escola, demonstrando um ato voluntário de compromisso com o Exército Brasileiro, em especial o de honrar as suas tradições, valores, deveres, incluindo o respeito à hierarquia e à disciplina.
A cerimônia foi acompanhada por autoridades civis, militares e familiares dos alunos. Adentraram pelo portão, 433 alunos, sendo 394 do sexo masculino e 39 do sexo feminino. Segundo a EsPCEx, praticamente todos os Estados da Federação tiveram representantes aprovados.

Fotos: EsPCEx

registrado em:
Fim do conteúdo da página