Alunos do Colégio Militar de Brasília conquistam Primeiro lugar em Concurso Científico
Brasília (DF) – Um trabalho científico elaborado por alunos do Colégio Militar de Brasília obteve a primeira colocação no Eureka Day, evento realizado pelo Centro Universitário IESB, Instituto Eda Coutinho e a Cátedra UNESCO. Pela excelência na pesquisa científica, o Projeto Venom: fagoterapia como alternativa no combate às bactérias multirresistentes rendeu aos os alunos Wambier, Mariana Lopes e Mascarenhas um prêmio de R$ 3.000,00.
O projeto de iniciação científica foi desenvolvido por alunos do terceiro ano do Colégio Militar de Brasília, participantes do Clube de Estudos Ambientais, com apoio da Universidade de Brasília (Unb). A pesquisa apresenta a fagoterapia como maneira alternativa no combate às bactérias multirresistentes. Ao longo de 2024, diversos experimentos foram realizados no laboratório de microbiologia da Unb, isolando, caracterizando e identificando potenciais bacteriófagos, que são vírus específicos capazes de infectar bactérias.
A Aluna Mariana Lopes comentou a pesquisa. "Este projeto proporcionou experiências para além do laboratório, como compreender o processo de se pensar ciência, buscar caminhos para os desafios que se apresentam e construir diálogos que nos ajudam com novas visões e reflexões. Estes aprendizados estarão comigo ao longo da minha vida pessoal e profissional. As conquistas com o projeto Venom, a vaga na FEBRACE pelo Desafio Global do Conhecimento e o prêmio Eureka Day, concretizam o esforço dos integrantes ao longo dessa jornada e motivam a continuar nesse caminho da ciência.", concluiu. A cerimônia de premiação do Eureka Day ocorreu no dia 17 de outubro, quando os alunos do Colégio Militar de Brasília apresentaram o projeto oralmente no auditório do IESB.
Eureka Day
Eureka Day é um projeto que surge junto a necessidade de fazer o amanhã um lugar melhor, com foco no desenvolvimento social procurando incentivar a criatividade e permitindo que os estudantes apresentem para a sociedade, comunidade local e convidados, os seus projetos, produtos ou ideias inovadoras. É considerada a capacidade técnico-científica da ideia de cada participante, sua aplicabilidade, apresentação e originalidade.
Os projetos vencedores foram selecionados entre trabalhos de alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal.
Fonte: Seção de Comunicação Social do CMB
Redes Sociais